3 coisas que aprendi com profissionais de grandes agências sobre redes sociais
Participei, recentemente, de uma imersão de 2 dias do Share com profissionais de grandes agências do Brasil, que trabalham com marcas nacionais e globais. O assunto do treinamento? Redes sociais. E sabe o que aprendi com eles? Vou contar um pouco pra vocês:
1 - Conte histórias
Você já deve ter ouvido falar no termo Storytelling. Pois é, contar histórias nas redes sociais é a melhor forma de alcançar, engajar e emocionar seu público. Histórias transformam, histórias marcam e histórias envolvem.
Mas atenção, a história precisa ser verdadeira, autêntica e fazer sentido no contexto da sua marca e do seu consumidor. Afinal de contas, parafraseando o Luiz Telles da Artplan, “as pessoas sentem – de longe - o cheiro de publicidade e de oportunismo”.
2- Escute o seu público
As redes sociais fornecem uma imensidão de informações ricas sobre o seu público, é só você prestar atenção. E quando falo em informações, não falo só em números e dados, mas em comportamento humano.
É fundamental prestar atenção sobre o que o seu público fala, como ele fala e como ele reage às ações da sua marca nas redes sociais. Entender comportamentos e traduzir esses comportamentos em insights e percepções é fundamental para o relacionamento da sua marca com o consumidor, segundo a Pri Muniz da Mutato.
3- Pense no ser humano que está do outro lado da tela
Antes de criar qualquer conteúdo para redes sociais, pense primeiro no aspecto humano, na pessoa que vai receber esse conteúdo do outro lado da tela. O consumidor vai exigir algo em troca da atenção que dá para a sua marca, e essa exigência do consumidor, de acordo com a Larissa Magrisso da W3haus, é a utilidade do conteúdo que você produz.
Busque as dores e problemas do seu público, exercite o diálogo com ele e crie conteúdos com utilidade para as redes sociais, conteúdos que eduquem, informem, auxiliem e criem entretenimento dentro do universo da sua marca.
Leia também: 5 dicas para melhorar a sua produção de conteúdo.
5 dicas para melhorar a sua produção de conteúdo
Você sabe a importância de uma boa produção de conteúdo?! Ela vai muito além de atrair novos clientes, sendo extremamente importante para desenvolver um relacionamento com eles.
Já falamos sobre a importância de ter um blog para gerar audiência para o seu site e compartilhar seus conhecimentos com seu público, e hoje vamos trazer 5 dicas importantes para conquistar a atenção do seu público: uma boa produção de conteúdo. Na hora de escrever os seus textos se atente a essas dicas:
- Escreva para o seu público:
Um bom conteúdo é aquele feito para um público específico, e por isso ao começar a escrever um texto você deve pensar exatamente para quem você está escrevendo. Se você não utiliza persona, faça uma pesquisa para conhecer o seu público-alvo e use essas informações para criar os temas que você irá abordar e a comunicação que vai usar.
- Use títulos atrativos:
Lembre-se que ao pesquisar um termo na internet, a primeira coisa que chama a atenção das pessoas são os títulos do texto, por isso pense em um título que ao mesmo tempo seja atrativo e também resuma o conteúdo que você está abordando, pode conter também a principal dúvida do artigo no título.
- Organize seus temas:
Crie um calendário com todos os temas que você já abordou em seu blog e também todos os temas que você pretende falar. Isso é muito importante, pois fará com que seus textos no blog não se tornem repetitivos. Ah! E isso ainda vai ajudar a planejar com mais antecedência os próximos temas, dando tempo para ler mais sobre o assunto e criar textos melhores.
- Produza com frequência:
Seu público com o passar do tempo vai buscar o seu blog para se informar a respeito dos assuntos que elas se interessam, por isso publicar com frequência é mais uma forma de fidelizar seu público. Comece a se planejar para postar os textos sempre no mesmo dia, e no mínimo, uma vez por semana, assim ele saberá exatamente quando deve acessar o seu blog para conseguir informações novas, criando um vínculo muito maior.
- Leia e releia seus textos:
Antes de publicar qualquer texto, lembre-se de revisar ele por completo: gramática, concordância, links e as imagens que vão ser utilizadas, são alguns dos pontos que você deve rever. Revise seu texto duas, três e até quatro vezes se necessário, para não enviar informações erradas ou com o contexto fora de ordem, afinal seu público vai usar sua postagem como fonte de informação e ninguém quer receber uma informação incompleta ou errada.
Leia também: Marketing Digital para Advogados.
Marketing Digital para Advogados
Sim, o marketing digital é muito interessante para advogados!
Aí você deve estar se perguntando: mas como pode ser interessante se advogados não podem nem fazer publicidade? Vamos explicar...
Se você é advogado ou estudante, sabe que captar clientes, entre outros tipos de publicidade vão contra o Código de Ética, por isso devemos ter cuidado ao trabalhar com esse segmento, independente da nossa opinião de concordar ou não, existe o certo e o errado. Sempre defendemos o certo, lógico!
Um dos pontos fundamentais do Marketing Digital é o relacionamento e não a venda em si [venda é resultado de um verdadeiro relacionamento], por isso que é uma oportunidade gigante para a advocacia. O advogado não pode fazer um post chamando para ação com um: entre em contato, mas pode dar informações de valor, ser útil a sociedade, noticiar novidades e mudanças nas leis.
No Marketing Digital, o que faz com que uma empresa seja autoridade na área é quando ela mostra o conhecimento dela, e isso os escritórios de advocacia podem fazer através de:
- Artigos no site/Blog
- E-books
- Vídeos
- Publicações nas redes sociais
- E-mails
Desde que, todos eles estejam dentro da conduta e não ferir o Código de Ética.
Além disso, publicar conteúdos com frequência, com consistência e de forma profissional, ajuda a posicionar os profissionais onde as pessoas mais estão: nas redes sociais.
Se você tem algum conhecido da área de Direito, compartilhe esse texto!
Confira também: O que são leads e tudo o que você precisa saber sobre eles.
O que são LEADS e tudo o que você precisa saber sobre eles
Você já deve ter ouvido a expressão “lead”, mas você sabe o que ela significa? No Marketing Digital, lead é todo potencial cliente que já tenha demonstrado algum interesse pelo produto ou serviço que você vende, ou seja, os “leads” são oportunidades de negócios que você pode conquistar para efetivar uma venda.
Como identificar um lead?
Você identifica um lead a partir do momento que ele demonstra algum interesse pelas soluções que você oferece. Esse interesse pode ser demonstrado por uma assinatura na sua newsletter, pelo preenchimento de dados de um formulário no seu site ou em uma landing page, ou até mesmo em um contato por inbox ou direct para esclarecimento de alguma dúvida.
E como eu faço para gerar leads?
Para gerar leads, basicamente, você precisa atrair visitantes para o seu site, com conteúdo de valor, e em seguida, transformar os visitantes mais engajados em leads, oferecendo um conteúdo em troca do cadastro deles (contatos). O conteúdo de valor e a oferta de troca dependem, e variam de acordo com a sua estratégia de Marketing Digital.
Consegui minha base de leads, e agora?
Depois que você conseguiu atrair tráfego para o seu site, e converter os visitantes em leads, chegou a hora de “nutrir” esses leads, ou seja, se relacionar com eles, e oferecer mais conteúdos até que estejam qualificados e prontos para serem encaminhados para o time de vendas, para fechar negócios efetivamente.
Todo esse processo de atração e nutrição de leads é baseado em estratégias de Inbound Marketing, e leva em conta a Jornada do Consumidor, e a geração de conteúdo e qualificação dos leads com base no Funil de Vendas, tudo isso com a ajuda de ferramentas de Automação de Marketing.
Leia também: Venda mais com o mercado de nicho na internet.
O e-mail marketing morreu?!
Atualmente, cerca de 269 bilhões de e-mails são enviados todos os dias no mundo, e essa conta só deve aumentar! A previsão é de 319 bilhões de envios até 2021. Uma pesquisa do Hubspot comprova que 98,7% das pessoas que possuem uma conta de e-mail pessoal, têm o hábito de acessar a ferramenta todos os dias.
Mas o que é E-mail Marketing?! É uma promoção por meio de mensagens de e-mail para potenciais clientes. Com ele você pode informar novidades do seu negócio, oferecer ofertas e dicas referentes ao seu segmento. A ideia é otimizar a comunicação, melhorar a divulgação e aumentar o vínculo com seu cliente com um custo relativamente baixo, isso em comparação com publicidades em sites e anúncios patrocinados. Apostar em assuntos personalizados é a melhor maneira para alcançar seu objetivo, visto que 47% dos destinatários abrem o e-mail por causa da linha de assunto. (Invesp)
Seu formato flexível é ótimo para comunicar, e com ele você pode escrever mensagens curtas, linkar para outras páginas na web e incluir imagens e até GIFs. Portanto, o e-mail pode ter o formato que você quiser! Ah! E pesquisas comprovam que se você adicionar botões para compartilhar nas redes sociais a taxa de cliques sobe 158%. (Sarv)
Ao contrário da obrigação de ver todos os posts na página do Facebook das empresas que seguem, com o e-mail marketing, seus clientes recebem e podem ler onde estiverem e na hora que quiserem, escolhendo se querem ou não se relacionar com a marca.
Tudo isso ajuda você a construir peças capazes de otimizar os resultados do seu plano de marketing, e alcançar seus clientes, transformando-os em lead’s. Segundo a Mailigen, 89% dos comerciantes dizem que o e-mail marketing é o principal canal para geração de lead's.
Nada mal para uma mídia considerada “morta” por muitos, certo?! Aposte no E-mail Marketing para impulsionar o relacionamento com seus clientes e aumentar suas vendas!
Leia também: Venda mais com o mercado de nicho na internet.
Venda mais com o mercado de nicho na internet
Você prefere algo mais básico ou que parece ter sido feito para você?!
Se respondeu a segunda opção, você já começa a entender porque os mercados de nicho são um sucesso.
- O marketing digital imita a vida
Assim como na vida real, no marketing digital quem quer conversar com todo mundo acaba não conversando com ninguém. Quanto mais o negócio for nichado, mais possibilidades de sucesso. Por exemplo, você pode vender alimentos em um e-commerce ou pode vender alimentos para pessoas alérgicas.
O cliente que comprar de você vai se sentir mais especial e satisfeito, afinal quem convive com pessoas alérgicas a alimentos sabe da dificuldade em encontrar esses produtos e, ainda uma loja SÓ PARA ELES.
- Não tente conversar com todo mundo
Poucas marcas, como a Coca-Cola consegue conversar muito bem com todo mundo, quanto maior o mercado, menos efetiva é a sua comunicação, pois se torna muito difícil conversar e convencer. Já com um alvo menor, apesar de diminuir o número de potenciais clientes, as chances de conversões são maiores.
Ou seja, escolher um nicho é focar em algo e não olhar para os lados, assim você chegará com mais eficácia no seu cliente. Você vai poder anunciar, por exemplo, no Google [leia 04 motivos para anunciar no Google] para pessoas que procuram por alimentos para quem tem alergia ou alimentos sem lactose, e bingo, seu cliente vai encontrar sua loja virtual.
Sem contar as estratégias direcionadas para esse universo, as possibilidades de dar dicas de como montar marmita e levar ao trabalho, dicas de receitas caseiras para alérgicos e etc.
Trabalhar em um nicho de mercado é focar em algum segmento com possibilidades pouco exploradas ou até inovadoras. Se você souber explorar esse mercado na internet, com relacionamento e estratégias para os clientes, você vai vender muito mais.