3 Motivos para incluir Micro Influenciadores na sua estratégia de Marketing Digital
Certamente você já ouviu falar sobre influenciadores digitais, certo? De maneira resumida, são “celebridades” da internet, que produzem conteúdo ou compartilham seu lifestyle nas redes sociais e conquistam uma grande base de seguidores.
E os micro influenciadores, quem são? A lógica é a mesma, porém, os micro influenciadores têm uma base de fãs menor e mais segmentada do que os influenciadores que são verdadeiras “celebridades”. Micro influenciadores alcançam pessoas interessadas em assuntos mais específicos, de nicho, ou então de uma determinada comunidade ou região geográfica menor.
Eles podem ser verdadeiros especialistas no assunto que dominam, e gerar uma identificação muito maior com a rede de fãs, já que parecem mais reais e “gente como a gente”. Por isso, o investimento em parcerias com eles tem crescido cada vez mais, e é uma das tendências de Marketing Digital para 2019.
Ainda não se convenceu em apostar em micro influenciadores? Separamos 3 motivos para você investir nessa estratégia:
1 - Valor de investimento mais acessível
Você sempre escuta falar sobre a importância de trabalhar com influenciadores na sua estratégia de Marketing Digital, mas acredita que o seu orçamento não é suficiente para isso? Então, investir em micro influenciadores pode ser uma alternativa mais acessível.
Por não serem grandes celebridades da internet, e alcançarem um público menor, normalmente o valor cobrado por eles para parcerias é mais em conta do que o valor cobrado por grandes influenciadores.
2 – Engajamento maior com público qualificado
O investimento em micro influenciadores pode ser menor, mas o retorno não deixa nada a desejar. Normalmente, micro influenciadores não oferecem um alcance tão grande quanto o oferecido por grandes influenciadores, mas conseguem um engajamento muito maior com o público, justamente por serem mais próximos, e compartilharem assuntos mais específicos, que realmente interessam aos seus seguidores.
3 – Comunicação mais autêntica
A proximidade com a realidade do público-alvo e o compartilhamento de experiências e informações sobre assuntos mais específicos, que eles realmente dominam com propriedade, gera mais autenticidade, identificação e confiança na relação entre o micro influenciador, seus seguidores e a marca.
Essa relação de confiança, é muito importante, já que a opinião do micro influenciador tem um peso maior na decisão de compra de seus fãs, que confiam mais nele.
Leia também: Por que é importante responder TODOS os comentários nas mídias sociais?!
Por que é importante responder TODOS os comentários nas mídias sociais?!
Pode parecer simples e o mínimo que se deve fazer, certo?! Mas é aí que muitas empresas se perdem e deixam de fechar negócio com seus clientes!
Imagina um cliente que está precisando muito de um serviço ou produto e após longas pesquisas na internet ele encontra a sua página. Ele entra em contato com a sua empresa e fica esperando a resposta, mas ela nunca chega. O que ele faz?! Ele guarda uma má impressão da marca, fala mal dela para amigos e acaba comprando de outra empresa.
Esse é o cenário atual da maioria das empresas que não respondem todos os comentários na internet.
Separei alguns motivos para você entender a importância de responder toda e qualquer interação com a sua empresa, vem ver:
- Se você quer estar presente na internet, deve estar TOTALMENTE presente. E responder o seu público faz parte dessa presença. Se você não responder, seu cliente pode optar pelo concorrente. Afinal, ele está perguntando ou interagindo com a sua marca e quer se sentir seguro com a escolha.
- Você cria um relacionamento com seu cliente, fazendo ele se sentir especial, assim, você pode fidelizar ele apenas realizando um bom atendimento. Um cliente com dúvidas não fecha negócio, por isso, fique atento para esclarecer todas as suas dúvidas.
- Ele está de olho nas suas respostas. Mesmo que ele não tenha feito a pergunta ainda, se engana a empresa que pensa que ele não está olhando as perguntas já feitas por outros clientes, afinal, a sua dúvida pode já ter sido respondida. Por isso é importante dar atenção a todas as dúvidas dos seus clientes.
- E não vale apenas para as dúvidas. Os comentários também são uma espécie de Feedback do seu trabalho e uma excelente oportunidade de melhorar o seu serviço ou produto. E pense pelo lado positivo, alguém entrou em contato com você, logo, é sinal de que se interessa pela sua marca ou produto!
Lembre-se que: mensagem visualizada, deve ser mensagem respondida!
Leia também: Dicas SEO para redatores em 2019.
Dicas de SEO para redatores em 2019
Se você trabalha com conteúdos para otimizar o seu site ou Blog e ranquear bem no Google, sabe que é essencial ficar por dentro das mudanças de SEO.
O Google teve diversas mudanças que você precisa ficar atento!
Separamos 03 dicas, que são importantíssimas, para esse ano de 2019:
- Palavras-chave – Esqueça a história de que você precisa repetir a palavra-chave várias vezes. O Google é super inteligente e entende semântica. O que você precisa é falar do seu negócio para que seja atrativo para o leitor. Repetir a palavra-chave faz parte do passado e, inclusive, pode ser penalizada.
- Frequência ideal – isso também não existe em 2019, o que importa é postar com qualidade. Claro que quanto mais melhor, mas não peque por exagero com textos ruins e sem valor para o seu consumidor. O importante é fazer textos que resolvam problemas, tirem dúvidas e seja atrativo.
- Títulos – sempre serão mega importantes, eles que levam as pessoas a lerem ou não o seu texto. Pesquise técnicas ou leie nosso texto sobre títulos: Como criar bons títulos.
Além disso, você precisa pesquisar se o seu site está rodando bem no celular, pois hoje o Google prioriza os sites que abrem certinho e rápido pelo celular.
Confira também: Será que criatividade é um dom?!
Como criar bons títulos e as pessoas clicarem neles
Seu texto é excelente, a programação é agendada para os melhores horários nas suas redes sociais, mas a sua atualização recebe poucos likes. O que aconteceu? Pode ser o título dele!
O título, seja de um texto no blog ou do post, é um dos elementos mais importantes para aumentar a capacidade de compartilhamento. Um conteúdo atrativo é essencial. A maioria das pessoas observa apenas as três primeiras palavras ou as três últimas dos títulos. E apenas um quinto, leem o texto depois de passar pelo título.
Um título provocante aumenta o engajamento pois interage com o usuário positivamente. Porém, o conteúdo do texto deve manter a coerência com o título. Isso cria boa impressão e interação, já que o usuário vai ficar mais tempo no seu site ou blog.
Mas como fazer um título que gere engajamento?
Fale com seu público, como se estivesse conversando com ele. A palavra “você” é uma das que estão no topo para proporcionar mais interação. Incrivelmente, as palavras comuns são as que mais chamam a atenção. Um título começando por “Você sabia que...”, atrai muito mais.
Colocar no texto a palavra “listas” chama atenção de quem quer dicas rápidas e práticas. Um exemplo: “5 dicas para...”. Títulos com perguntas e números sempre geram curiosidade maior, sendo essa sua maior efetividade: despertar a curiosidade.
Outra palavra que gera atenção, é “como”. Um exemplo: “Como fazer um bolo sem farinha”.
Quando for escrever um título pense se ele tem utilidade para você. Os consumidores fazem essa pergunta antes de clicar no conteúdo. Eles também precisam sentir urgência, ou seja, se não lerem vão perder informações valiosas. Por fim, títulos curtos também são sempre melhores.
Confira também: Será que a criatividade é um dom?
Será que a criatividade é um dom
“Ah, mas eu não sou criativo”. Você, em algum momento, já deve ter dito ou escutado essa frase. Se você, assim como muitas pessoas, acredita que a criatividade é um dom que poucos possuem, chegou o momento de descobrir que não é bem assim.
Eu também acreditava que a criatividade era um dom, até assistir a uma palestra (recomendo muito) do palhaço profissional, ator, humorista e improvisador Marcio Ballas, no RD Summit 2018. Ele começou dizendo que criatividade era uma ferramenta para resolver problemas, e não um dom. E isso me chamou a atenção.
Você deve estar se perguntando: “mas se criatividade não é um dom, porque alguns são mais criativos que outros?”. Simples, porque criatividade é uma habilidade que precisa de prática, e uns praticam mais que outros.
Todos nós nascemos criativos, é só observar a criatividade das crianças. O fato, é que vamos perdendo essa habilidade com o tempo. E como fazer então para recuperá-la e usá-la para resolver problemas do nosso dia a dia?
Um bom começo, segundo Ballas, é tirar o “não” do processo, aceitar as ideias e propostas dos outros, e aprender a trabalhar com o diferente e com os erros (sim, eles fazem parte). A prática da criatividade também inclui a improvisação, a co-criação e, claro, a prática. E aí, está pronto para se tornar, e tornar a sua equipe mais criativa?!
Leia também: Você sabe o que é Marketing de Causa?!
Você sabe o que é Marketing de Causa?!
É legal praticar ações de conscientização e falar sobre prevenção, certo?! Mas se isso não faz parte da sua essência e persona da marca, você estará apenas enganando seus clientes, atrás de empatia.
Você sabe o que é Marketing de Causas?!
O Marketing de Causas pode ajudar você a atrair novos clientes, mas apenas se isso refletir os valores internos da empresa. Se você já frequentou um ambiente por conta do “McDia Feliz”, já doou algum valor para o “Pedágio da Assistência Nossa Casa” ou já usou alguma camisa sobre conscientização sobre prevenção ao câncer de mama, então você teve uma experiência próxima com o que se chama Marketing de Causas.
A definição é simples! O Marketing de Causas acontece quando uma organização reverte seus esforços, e muitas vezes rendas adquiridas, para serviços ou auxílios a algumas ONG’s, ou cunhos sociais, como a campanha de Outubro Rosa ou do Novembro Azul.
Algumas empresas usam essas estratégias para conquistar novos clientes, mas é importante saber que seus clientes estão de olho e conseguem identificar quais empresas realmente se importam e estão engajadas para esse objetivo, daquelas que buscam apenas se aproveitar da imagem que esse tipo de ação acaba gerando.
Se você não transmite esses valores, seus clientes podem entender que você está fazendo isso apenas para ganhar sua empatia. O que pode abalar a confiança deles com a sua marca. Seus clientes querem se sentir representados nas ações que você propõe colocar em prática.
Por isso, pense em estratégias que façam a diferença na vida das pessoas e na sociedade em que elas vivem e lembre-se de que precisa ser genuíno, que tenha haver com o seu universo.
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