- Fabrine Jeremias

Sorteio no Facebook pode acabar com a sua página

É muito comum vermos sorteios e promoções de diversos produtos nas redes sociais, principalmente no Facebook e Instagram. A questão é que você precisa entender alguns pontos antes de sair fazendo algo ILEGAL diante da Lei do Brasil e ILEGAL diante das Diretrizes do Facebook.

Vamos lá, primeiro um alerta, frequentemente pessoas compartilham promoções de carros de luxo, Iphones, entre outros. A maioria dessas páginas são perfis “falsos” que usam essas curtidas e compartilhamentos para fazer essa página crescer, sem nunca de fato sortear nada e depois mudam a página de nome para outros fins. A mesma coisa acontece no Instagram, nas promoções de marcar pessoas, postar prints e etc.

Não estou dizendo que toda promoção ou sorteio é falso, mas precisamos pensar se isso vale a pena para a sua página. Pontos a avaliar:

1.    Registro na Caixa - Qualquer sorteio feito no Brasil é ilegal se não for registrado na Caixa. Você deve acessar o site da Caixa, clique aqui, e entender tudo que é necessário para legalizar. Pois você pode ser multado. Sabemos que hoje não é necessário o órgão ver a ilegalidade, temos muitas pessoas na internet que denunciam, imagina o seu concorrente?!

2.    O Facebook pode excluir sua página – Isso mesmo! As diretrizes do Facebook não permitem que você faça promoções que obriguem o público a curtir e compartilhar. Você pode entender tudo o que pode e não pode no Facebook, acessando aqui.  Antigamente só se viam páginas grandes sendo banidas, por isso muita gente não se preocupava, mas agora está uma onda maior, bares, restaurantes, lojas. Pode ser o Facebook mesmo que viu o seu sorteio ou alguém que denunciou. Você perde sua página, toda a sua base de fãs. Obs: As diretrizes valem também para o Instagram.

Agora vamos ao que podemos fazer

Promoções são sempre bem-vindas e são ótimas para engajamento, mas será que vale a pena encher sua página de gente interessada em ganhar algo e que depois do sorteio ou descurte a página ou não interage com mais nenhuma publicação?

Muitos chegam até ali sem ser o seu público alvo, não são potenciais clientes. Você não precisa de curtidas, precisa de resultados.

Uma ação on-off resolveria a questão

Você pode criar uma promoção que seja realizada na sua loja física. Colocar um cupom de desconto no seu site, nas suas redes sociais, e os clientes que gostam da sua marca vão ir até a sua loja usar, ou até o seu e-commerce. Esse tipo de ação é legal e traz resultados efetivos. Esse foi só um exemplo, você tem mil possibilidades de engajar seu público com conteúdo exclusivo, de valor e profissional.

Leia também: Você quer resultados em 2017?

 

- Fabrine Jeremias

Você quer resultados em 2017?

O ano está acabando e é hora de se perguntar: O que você quer para 2017?

Você tem dois motivos para querer resultados nas redes sociais em 2017, o primeiro porque você já teve retorno em 2016 e agora é hora de ter metas mais ousadas para o próximo ano. O segundo motivo é que você ainda não teve resultado com as redes sociais, e se isso aconteceu é porque alguma coisa está errada.

Com o acesso cada vez mais fácil e móvel, a internet possibilita que você se relacione com o seu público 24 horas por dia, 7 dias por semana. Qual a marca que não quer isso?! Você precisa de alguns ingredientes para acertar e chegar no seu público-alvo:

1.    Profissionalizar suas redes sociais – e isso inclui desde os textos com um bom português até a identidade visual e criação de arte das suas redes;

2.    Conhecer o seu cliente – conhecer o seu cliente, suas manias e gostos para poder usar a linguagem e pautas certas em que ele se identifique e traga engajamento;

3.    Entregar na hora certa – analisar os melhores momentos para entregar conteúdo de valor, dar dicas e vender para o seu público;

4.    Anunciar – Sim, as redes sociais trazem resultados mais efetivos quando você investe. Imagine você fazendo um conteúdo profissional e ele não chegando nem para 5% da sua base de fãs, é isso que o alcance orgânico (não pago) faz. Anúncios patrocinados são essenciais e você pode começar com uma verba pequena, apenas comece e faça suas campanhas com profissionais capacitados para trazer os melhores resultados.

Se você busca resultados têm que fazer da maneira certa. Tem que apostar com tudo nas redes sociais e medir os resultados. E se precisar de uma mão, conta com a gente!

Leia também: A importância do design nas redes sociais.

- Guilherme Trombim

A importância do design nas redes sociais

Para fortalecer sua marca nas mídias sociais, o design é uma etapa essencial

Uma boa imagem tem o poder de mudar tudo, claro que isso não significa que você pode sair postando qualquer imagem que encontrar por aí. É preciso planejar e ter alguns cuidados especiais da equipe de design e planejamento, pois este conteúdo visual atingirá muitas pessoas e aumentará o reconhecimento da sua marca. Uma boa imagem, acompanhada de uma boa identidade visual, fontes e cores, torna-se uma poderosa ferramenta de branding. 

Para isso, pontuamos algumas dicas importantes na hora de trabalhar com design nas redes sociais:

Utilização de assinaturas nas imagens

O uso de assinaturas em algumas imagens das suas redes sociais é extremamente importante, porém é preciso que seja utilizado de forma padronizada, criando diretrizes sobre seu tamanho e posicionamento.

Escolha de fontes e cores

Fontes e cores são os elementos visuais primários que determinam como as pessoas percebem sua marca nas mídias sociais. Vale lembrar que cada marca tem um objetivo e dentro disto é preciso pensar e planejar quais são as melhores fontes e cores para o posicionamento e personalidade da empresa. 

Imagens de perfil e capas para as redes sociais

É fundamental ser reconhecido nas redes sociais, certo? Por isso, é importante que na foto de perfil seja utilizado seu logotipo com fundo neutro e centralizado para deixá-lo bem destacado. Evite utilizar cores muito próximas do seu logotipo, pois isso pode acabar deixando ele apagado, o que dificulta o reconhecimento da sua marca.

Templates padronizados

Não há um padrão de imagem certo para todas a redes sociais que utilizamos, cada uma delas tem suas dimensões e diretrizes. A maneira mais fácil é produzir peças e manter consistência entre elas, criando modelos padrões para os tipos de mensagens que são compartilhados regularmente. Não precisa ser apenas um, ou dois, lembre-se que cada imagem se adapta diferente, por isso, crie quantos templates achar necessário.

As imagens falam

As pessoas são atraídas facilmente quando há uma imagem bem produzida. Uma boa oportunidade nas redes sociais é apoiar-se menos nos textos, fazendo com que a imagem e suas cores transmitam a mensagem.

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Aproveite os elementos visuais e produza boas peças para ter um resultado ainda melhor nas suas redes sociais, afinal o que você comunica nas suas peças é fundamental para elas serem percebidas e atingir o seu público-alvo.

Leia também: O que são haters nas redes sociais?!

- Fabrine Jeremias

O que são haters nas redes sociais?

Existem muitos termos no mundo digital e alguns são importantes para poder identificar e saber o que fazer com eles. Os haters são pessoinhas que você deve ter uma atenção especial e você já vai entender o porquê.

Haters é uma palavra de origem inglesa e significa “os que odeiam” ou “odiadores”. Na internet, usamos essa palavra para classificar aqueles clientes ou pessoas que vão até uma página para criticar, xingar.

São extremamente negativos e enxergam problema em tudo, ou seja, se a sua página já tem haters conhecidos, fique de olho neles. E não confunda um hater com um cliente seu que está tendo um problema com seu produto ou serviço e está ali fazendo uma reclamação de fato “consumado”.

E o que devemos fazer com esses haters nas redes sociais?

Para todo mundo que cria conteúdo na internet, já deve se preparar para se deparar com um desses haters, pois eles estão em todos os lugares. Eles surgem tanto em perfis empresariais quanto em pessoais. Portanto, alguns pontos são interessantes de avaliar:

1.    Responder ou calar?

É sempre interessante você responder todas as pessoas que vão até a sua página, independente de ser um elogio ou uma crítica. Dependendo do nível desse hater, silenciar e não dar atenção pode ser uma ótima opção. Se a reclamação dele não tiver nenhuma ligação com o seu produto, se estiver incitando ódio e se você já analisou o perfil da página dele e viu que ele é uma pessoa que busca confusão por diversão, você tranquilamente pode deixar ele falando sozinho.

2.    Reflexão:

Alguns ataques de haters são simplesmente por diversão, porém, os comentários são importantes para você refletir. Afinal eles podem ser úteis para promover alguma melhoria na sua empresa. Analise as críticas, pois se elas estiverem bem embasadas e construídas, mesmo que colocadas da forma errada, podem servir de aviso para você, pois algo não vai bem com a sua marca.

A internet deu voz a todos, ela não é a culpada por essas pessoas estarem ali, elas já existiam, só encontram um canal para se manifestar. Vai de você saber lidar da melhor forma possível com esse tipo de situação e sempre avaliar todos os prós e contras.

Leia também: O que é a internet das coisas?

 

- Fabrine Jeremias

O que é a Internet das Coisas?

Você sabe como tem sido o mundo com as "coisas conectadas"?! É daí que veio o termo internet das coisas. É um conceito tecnológico em que todos os objetos se conectam à internet, agindo de modo inteligente e sensorial.

 

A sua geladeira monitora seus produtos e acabou o leite, já começa a conectar com o supermercado e fazer o pedido. Você precisa de um parafuso, procura um na internet e imprime em sua impressora 3D. Sua roupa ter informações do seu organismo, verificar qualquer mudança e enviar para o sistema do seu médico. 

 

Parece algo futurista, mas não é. Estamos já vivendo na internet das coisas, onde estamos cada vez mais conectando “coisas” que, se formos analisar, ajudam a otimizar o nosso tempo. 

 

O seriado Black Mirror (Netflix) mostra um mundo vivendo a internet das coisas em um nível mais avançado. Com uma crítica visível e importante de que o que nos espera não é o problema que a tecnologia pode trazer e sim a mudança do ser humano. A série, mais do que tecnologia, fala de comportamento. 

 

Gostar ou não de internet e tecnologia é uma escolha, mas é fato que toda mudança na cultura traz mudança de comportamento, muda a forma de vender produtos e serviços, de se comunicar. Então se você é empresário, ou trabalha com comunicação, fique por dentro desse mundo que está batendo na nossa porta já faz algum tempo.

 

Segue vídeo explicativo para quem quiser saber um pouco sobre como funciona a internet das coisas: aqui. 

 

Leia também: O que fazer com uma crítica nas redes sociais. 

 

- Fabrine Jeremias

O que fazer com uma crítica nas redes sociais?

Uma das maiores preocupações de marcas e empresas são as críticas, que surgem de diversas formas. Não existe uma fórmula ou um passo a passo mágico para conter uma crítica, mas têm alguns pontos que é necessário avaliar antes de responder um comentário:

1.    Analise o perfil – Entre no perfil da pessoa que criticou seu produto, sua marca ou atendimento e veja qual o perfil dessa pessoa, se ela posta muitas reclamações é um aviso para você ser mais cauteloso ainda, pois a pessoa já é crítica no dia-a-dia, qualquer palavra poderá ser mal interpretada;

2.    Leia diversas vezes a reclamação - Para responder da melhor forma, você precisa ler e reler para entender o comportamento desse consumidor, para que a sua resposta seja a solução ou o início dela. Sempre de forma muito atenciosa;

3.    Responda onde o leitor está - Responda sempre onde o cliente deixou a mensagem. Se foi em uma foto do seu produto que está cheia de curtidas, não fique com receio e responda ali mesmo. Além do cliente, outras pessoas verão que você não tem nada a esconder e que respeita seus clientes;

4.    Surpreenda – Surpreender o seu público é sempre interessante! Vamos supor que apareça uma reclamação de embalagem furada no seu produto. Comece um diálogo e mostre disposição para entender e corrigir o problema. Ofereça um novo produto [se for possível] e não perca a oportunidade de entender o que aconteceu. Afinal, se foi dentro da sua empresa o erro deve ser corrigido. Reclamações são oportunidades de mudança e crescimento, veja por esse lado.

Uma dica para não estender o bate papo é, depois de responder publicamente, pedir ao cliente que deixe os contatos por mensagem privada. Ninguém gosta de ser criticado, mas é através das críticas que nós, pessoas e empresas, evoluímos!


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