- Thiago Duarte

03 dicas de Podcasts de Marketing Digital

Você já ouviu um Podcast!? Apelidada de “rádio da internet”, o foco é gravar áudios que são enviados para servidores onde podem ser compartilhados. Ele é ótimo para ouvir no ônibus, carro, caminhando, etc. Existem diversos programas com os mais variados temas, desde os mais amadores até os profissionais com extrema qualidade.

Separamos para vocês 03 dicas de Podcasts sobre Marketing Digital, vem ver:

1De Cabeça

Apresentado por Eric Menau e Bruno Moreira, ele é voltado tanto para iniciantes quanto profissionais de Marketing Digital. Toda semana a dupla apresenta dicas, novas tendências e técnicas de mercado. Mensalmente contam com a presença de especialistas para dar um panorama do mercado atual.

2. Digitais de Marketing

O diferencial desse Podcast é que ele é colaborativo e sempre trazem grandes feras do mercado para entregar o que prometem: um conteúdo de qualidade e enriquecedor para profissionais dessa área. Possui o esquema de mesa redonda onde os assuntos vão sendo abordados de forma prática.

3. PodTex

Comandado pela Ana Paula Teixeira, esse é o mais curto dos três. Em alguns minutos ela dá várias dicas sobre o mundo do Marketing Digital. Com convidados especiais. Ideal para quem está começando e querendo aprender mais para o assunto.

Confira também: Basta só estar presente nas redes sociais?! 

- Thiago Duarte

Basta só estar presente nas mídias sociais?!

Muitas empresas ainda não entendem a diferença entre “estar na internet e se posicionar na internet”. Acham que somente criar a página da empresa já irá resolver esse “problema”, marcar presença, mas além de não conseguir resultados, pode acabar deixando a marca mal no mercado.

Uma mídia social mal feita, pode marcar seu negócio na internet de uma maneira negativa, e às vezes pode ser irreversível remover essa imagem!

Criar um planejamento de como seu negócio vai se posicionar na internet é fundamental. Como ela conversará em suas publicações, como vai se comunicar com seus clientes. Esse é apenas o topo do iceberg do seu posicionamento.

Pensar e analisar todos os aspectos, antes de colocar em prática, vai garantir que você entenda seu cliente e como ele se comporta nas mídias sociais. Dar atenção para as postagens positivas, assim como para as negativas, buscando absorver o melhor de cada uma delas.

Empresas não deviam apenas querer estar nas mídias sociais, e sim querer resultados e respostas para questões básicas: Qual meu objetivo? Como eu quero ser visto pelos meus clientes? São questões fundamentais, e se não forem estudadas a fundo, podem entregar o fracasso quando você busca o sucesso!

Leia também: Você precisa ler esse livro. 

- Fabrine Jeremias

Você precisa ler esse livro!

Se você tem um negócio ou trabalha com comunicação, o livro Marketing na Era Digital, da Martha Gabriel é um resumão de muitos conceitos e mudanças da comunicação com as novas tecnologias. Separamos 03 motivos para você ler o livro Marketing na Era Digital:

1 – Visão macro das novas tecnologias – O livro toca em pontos fundamentais e apresenta desde os conceitos essenciais do marketing até a presença digital, fala de redes sociais, mobile, marketing, realidade aumentada, e-mail marketing, SEO, SEM, e tendências desse mercado.

2. Interação com Links – Durante a leitura você é convidado a complementar o estudo acessando links de consulta, centenas de exemplos e de fenômenos que acontecem no marketing digital. Você pode acessar manualmente ou usando a câmera do celular no QR code chegando direto até a página de destino.

3. Reflexão – O livro discute que o marketing digital é muito mais profundo do que é apresentado e feito na realidade. Ela questiona que profissionais de marketing não tem conhecimento de tecnologia e que profissionais de tecnologia não tem conhecimento de marketing, o que dificulta todo o processo, entre outras discussões importantes que você vai encontrar ao ler o livro.

Leia também: O que são Chatbots.

- Fabrine Jeremias

Chatbots: O que são e como ajudam o marketing digital

A tecnologia muda e junto com ela o comportamento e a forma de comunicar das pessoas. Nós somos seres ansiosos que temos milhares de informações e queremos respostas rápidas, sem deixar de lado a qualidade. É aí que entram os “bots”.

Mas o que são chatbots?

São sistemas de inteligência artificial que conversam automaticamente e interagem com um consumidor, através de texto. É uma simulação de conversa humana, que quando bem feito jamais é visto como algo automático pelo cliente. O objetivo deles são responder perguntas sem que as pessoas tenham a impressão de que estão conversando com um computador.

E como funciona?

São programadas respostas, com base no comportamento dos usuários, personalizadas com a linguagem e jeito de comunicar da marca, são feitas dentro de aplicativos como o “Messenger” do Facebook.

Ainda não se convenceu?

Imagine alguma situação, você receber um pedido, resolver uma dúvida, enviar um conteúdo personalizado e até finalizar uma compra de forma rápida e eficiente. O chatbot é um robô que, dependendo da configuração avançada, aprende a cada conversa como interagir cada vez melhor com as pessoas.

Os chatbots são o futuro do relacionamento com o consumidor, nós acreditamos nisso, e você?

Leia também: Você tem estratégia nos seus negócios?

 

- Fabrine Jeremias

Você tem estratégia nos seus negócios [e nas redes sociais]?!

É muito comum ouvirmos que nas redes sociais precisamos de estratégia, afinal, sem um plano o navio fica sem direção e não chegamos a lugar algum. Mas você já parou para se perguntar se o seu negócio tem uma estratégia bem definida?

Vamos ao conceito de estratégia: “Estratégia é um termo militar usado na descrição de arte do general. Refere-se ao plano do general para dispor e manobrar suas forças com o objetivo de derrotar um exército inimigo”, grande Richard Luecke.

Resumindo, não precisamos levar ao pé da letra, mas se você quer resultado, você precisa de estratégia, e para ter estratégia é preciso conhecer o mercado e os concorrentes, para a partir disso você tirar o melhor proveito de qualquer ação, inclusive nas redes sociais.

Agora vamos começar a misturar a sua estratégia com as redes sociais:

1.    Quem é o seu público-alvo?

Você sabe exatamente quem compra seu produto ou serviço?! Detalhes como: idade, gênero, localização, comportamento e outros, são imprescindíveis para que sua estratégia seja certeira e não só mais um monte de conteúdo sendo jogado ao vento. Imagina você usando uma linguagem super formal e o seu cliente ser estudantes que não interagem com esse tipo de comunicação.

2.    Já parou para analisar os concorrentes?

Nos próprios sites e redes sociais você encontra informações valiosas sobre como o seu concorrente atua no mercado, os objetivos e munições que ele tem para fazer com que o seu cliente troque você por ele, você vai deixar isso acontecer?! Reúna todas essas informações para ajudar na sua estratégia.

3.    Pense como o consumidor

Esse ponto parece bem simples, mas você já se colocou verdadeiramente no lugar do seu cliente? O seu produto ou serviço é o que você vende? Depois disso, você precisa alinhar com a expectativa do seu público, o conteúdo que você vai oferecer para ele. Nas redes sociais, se você falar só de você e querer só vender o tempo todo, seu cliente vai perder o interesse. Porque ele não compra todos os dias, aliás, ele não está no Facebook ou Instagram para comprar, ele quer dicas, quer conteúdo e valor, quer se relacionar com as marcas de forma simples e objetiva. E quando ele tem isso, ele chega no processo da compra sem nem ter procurado por aquele produto ou serviço naquele momento.

Seja estrategista, faça seu plano de ação para as redes sociais e não se esqueça que a criatividade é o que vai fazer o seu conteúdo se diferenciar do seu concorrente. E, qualquer coisa chama a gente! 

- Fabrine Jeremias

Entenda os “memes” nas redes sociais

Um assunto cai na web e no mesmo instante é transformado em “memes” que viralizam nas redes sociais. Um meme é um conceito de uma imagem, ou até de um vídeo, relacionado com humor, em 2016, por exemplo, o Pokémon virou “meme” e muitas marcas aproveitaram a onda.


Existem muitas discussões sobre as marcas se apoderarem ou não dos memes, mas o que não existe é uma regra. O que conta é o bom senso. Por exemplo, marcas e empresas com posturas mais conservadoras que entram nessa apenas para ter curtidas acabam sendo alvos de críticas, afinal você tem que falar do que faz parte do seu cotidiano ou do seu universo e valores e não fazer uma busca enfreada de fãs.


Tudo bem que está cada vez mais difícil ter um bom alcance orgânico [aqueles em que não anunciamos e nem impulsionamos uma publicação], mas não é um jogo de vale tudo nas redes sociais. O primeiro a se pensar é se o meme que você vai fazer de alguma forma pode ir contra alguma lei, tanto da rede social quanto da sociedade, pois além de ser banido, você pode ter prejuízos de posicionamento.


O segundo item a se perguntar é: esse meme está de acordo com os meus valores e posicionamento no mercado?! Outro ponto é, sua marca está preparada para gerir a repercussão do conteúdo? Pense no seu propósito de estar presente nas redes sociais e analise se a sua marca combina com a geração de memes.

Leia também: Sorteio no Facebook pode acabar com a sua página. 

 

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