Será que a criatividade é um dom
“Ah, mas eu não sou criativo”. Você, em algum momento, já deve ter dito ou escutado essa frase. Se você, assim como muitas pessoas, acredita que a criatividade é um dom que poucos possuem, chegou o momento de descobrir que não é bem assim.
Eu também acreditava que a criatividade era um dom, até assistir a uma palestra (recomendo muito) do palhaço profissional, ator, humorista e improvisador Marcio Ballas, no RD Summit 2018. Ele começou dizendo que criatividade era uma ferramenta para resolver problemas, e não um dom. E isso me chamou a atenção.
Você deve estar se perguntando: “mas se criatividade não é um dom, porque alguns são mais criativos que outros?”. Simples, porque criatividade é uma habilidade que precisa de prática, e uns praticam mais que outros.
Todos nós nascemos criativos, é só observar a criatividade das crianças. O fato, é que vamos perdendo essa habilidade com o tempo. E como fazer então para recuperá-la e usá-la para resolver problemas do nosso dia a dia?
Um bom começo, segundo Ballas, é tirar o “não” do processo, aceitar as ideias e propostas dos outros, e aprender a trabalhar com o diferente e com os erros (sim, eles fazem parte). A prática da criatividade também inclui a improvisação, a co-criação e, claro, a prática. E aí, está pronto para se tornar, e tornar a sua equipe mais criativa?!
Leia também: Você sabe o que é Marketing de Causa?!