- Fabrine Jeremias

Entenda os “memes” nas redes sociais

Um assunto cai na web e no mesmo instante é transformado em “memes” que viralizam nas redes sociais. Um meme é um conceito de uma imagem, ou até de um vídeo, relacionado com humor, em 2016, por exemplo, o Pokémon virou “meme” e muitas marcas aproveitaram a onda.


Existem muitas discussões sobre as marcas se apoderarem ou não dos memes, mas o que não existe é uma regra. O que conta é o bom senso. Por exemplo, marcas e empresas com posturas mais conservadoras que entram nessa apenas para ter curtidas acabam sendo alvos de críticas, afinal você tem que falar do que faz parte do seu cotidiano ou do seu universo e valores e não fazer uma busca enfreada de fãs.


Tudo bem que está cada vez mais difícil ter um bom alcance orgânico [aqueles em que não anunciamos e nem impulsionamos uma publicação], mas não é um jogo de vale tudo nas redes sociais. O primeiro a se pensar é se o meme que você vai fazer de alguma forma pode ir contra alguma lei, tanto da rede social quanto da sociedade, pois além de ser banido, você pode ter prejuízos de posicionamento.


O segundo item a se perguntar é: esse meme está de acordo com os meus valores e posicionamento no mercado?! Outro ponto é, sua marca está preparada para gerir a repercussão do conteúdo? Pense no seu propósito de estar presente nas redes sociais e analise se a sua marca combina com a geração de memes.

Leia também: Sorteio no Facebook pode acabar com a sua página. 

 

Aguarde...