- Fabrine Jeremias

Sorteio no Facebook pode acabar com a sua página

É muito comum vermos sorteios e promoções de diversos produtos nas redes sociais, principalmente no Facebook e Instagram. A questão é que você precisa entender alguns pontos antes de sair fazendo algo ILEGAL diante da Lei do Brasil e ILEGAL diante das Diretrizes do Facebook.

Vamos lá, primeiro um alerta, frequentemente pessoas compartilham promoções de carros de luxo, Iphones, entre outros. A maioria dessas páginas são perfis “falsos” que usam essas curtidas e compartilhamentos para fazer essa página crescer, sem nunca de fato sortear nada e depois mudam a página de nome para outros fins. A mesma coisa acontece no Instagram, nas promoções de marcar pessoas, postar prints e etc.

Não estou dizendo que toda promoção ou sorteio é falso, mas precisamos pensar se isso vale a pena para a sua página. Pontos a avaliar:

1.    Registro na Caixa - Qualquer sorteio feito no Brasil é ilegal se não for registrado na Caixa. Você deve acessar o site da Caixa, clique aqui, e entender tudo que é necessário para legalizar. Pois você pode ser multado. Sabemos que hoje não é necessário o órgão ver a ilegalidade, temos muitas pessoas na internet que denunciam, imagina o seu concorrente?!

2.    O Facebook pode excluir sua página – Isso mesmo! As diretrizes do Facebook não permitem que você faça promoções que obriguem o público a curtir e compartilhar. Você pode entender tudo o que pode e não pode no Facebook, acessando aqui.  Antigamente só se viam páginas grandes sendo banidas, por isso muita gente não se preocupava, mas agora está uma onda maior, bares, restaurantes, lojas. Pode ser o Facebook mesmo que viu o seu sorteio ou alguém que denunciou. Você perde sua página, toda a sua base de fãs. Obs: As diretrizes valem também para o Instagram.

Agora vamos ao que podemos fazer

Promoções são sempre bem-vindas e são ótimas para engajamento, mas será que vale a pena encher sua página de gente interessada em ganhar algo e que depois do sorteio ou descurte a página ou não interage com mais nenhuma publicação?

Muitos chegam até ali sem ser o seu público alvo, não são potenciais clientes. Você não precisa de curtidas, precisa de resultados.

Uma ação on-off resolveria a questão

Você pode criar uma promoção que seja realizada na sua loja física. Colocar um cupom de desconto no seu site, nas suas redes sociais, e os clientes que gostam da sua marca vão ir até a sua loja usar, ou até o seu e-commerce. Esse tipo de ação é legal e traz resultados efetivos. Esse foi só um exemplo, você tem mil possibilidades de engajar seu público com conteúdo exclusivo, de valor e profissional.

Leia também: Você quer resultados em 2017?

 

Aguarde...