- Fabrine Jeremias

Você tem estratégia nos seus negócios [e nas redes sociais]?!

É muito comum ouvirmos que nas redes sociais precisamos de estratégia, afinal, sem um plano o navio fica sem direção e não chegamos a lugar algum. Mas você já parou para se perguntar se o seu negócio tem uma estratégia bem definida?

Vamos ao conceito de estratégia: “Estratégia é um termo militar usado na descrição de arte do general. Refere-se ao plano do general para dispor e manobrar suas forças com o objetivo de derrotar um exército inimigo”, grande Richard Luecke.

Resumindo, não precisamos levar ao pé da letra, mas se você quer resultado, você precisa de estratégia, e para ter estratégia é preciso conhecer o mercado e os concorrentes, para a partir disso você tirar o melhor proveito de qualquer ação, inclusive nas redes sociais.

Agora vamos começar a misturar a sua estratégia com as redes sociais:

1.    Quem é o seu público-alvo?

Você sabe exatamente quem compra seu produto ou serviço?! Detalhes como: idade, gênero, localização, comportamento e outros, são imprescindíveis para que sua estratégia seja certeira e não só mais um monte de conteúdo sendo jogado ao vento. Imagina você usando uma linguagem super formal e o seu cliente ser estudantes que não interagem com esse tipo de comunicação.

2.    Já parou para analisar os concorrentes?

Nos próprios sites e redes sociais você encontra informações valiosas sobre como o seu concorrente atua no mercado, os objetivos e munições que ele tem para fazer com que o seu cliente troque você por ele, você vai deixar isso acontecer?! Reúna todas essas informações para ajudar na sua estratégia.

3.    Pense como o consumidor

Esse ponto parece bem simples, mas você já se colocou verdadeiramente no lugar do seu cliente? O seu produto ou serviço é o que você vende? Depois disso, você precisa alinhar com a expectativa do seu público, o conteúdo que você vai oferecer para ele. Nas redes sociais, se você falar só de você e querer só vender o tempo todo, seu cliente vai perder o interesse. Porque ele não compra todos os dias, aliás, ele não está no Facebook ou Instagram para comprar, ele quer dicas, quer conteúdo e valor, quer se relacionar com as marcas de forma simples e objetiva. E quando ele tem isso, ele chega no processo da compra sem nem ter procurado por aquele produto ou serviço naquele momento.

Seja estrategista, faça seu plano de ação para as redes sociais e não se esqueça que a criatividade é o que vai fazer o seu conteúdo se diferenciar do seu concorrente. E, qualquer coisa chama a gente! 

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