O que são haters nas redes sociais?
Existem muitos termos no mundo digital e alguns são importantes para poder identificar e saber o que fazer com eles. Os haters são pessoinhas que você deve ter uma atenção especial e você já vai entender o porquê.
Haters é uma palavra de origem inglesa e significa “os que odeiam” ou “odiadores”. Na internet, usamos essa palavra para classificar aqueles clientes ou pessoas que vão até uma página para criticar, xingar.
São extremamente negativos e enxergam problema em tudo, ou seja, se a sua página já tem haters conhecidos, fique de olho neles. E não confunda um hater com um cliente seu que está tendo um problema com seu produto ou serviço e está ali fazendo uma reclamação de fato “consumado”.
E o que devemos fazer com esses haters nas redes sociais?
Para todo mundo que cria conteúdo na internet, já deve se preparar para se deparar com um desses haters, pois eles estão em todos os lugares. Eles surgem tanto em perfis empresariais quanto em pessoais. Portanto, alguns pontos são interessantes de avaliar:
1. Responder ou calar?
É sempre interessante você responder todas as pessoas que vão até a sua página, independente de ser um elogio ou uma crítica. Dependendo do nível desse hater, silenciar e não dar atenção pode ser uma ótima opção. Se a reclamação dele não tiver nenhuma ligação com o seu produto, se estiver incitando ódio e se você já analisou o perfil da página dele e viu que ele é uma pessoa que busca confusão por diversão, você tranquilamente pode deixar ele falando sozinho.
2. Reflexão:
Alguns ataques de haters são simplesmente por diversão, porém, os comentários são importantes para você refletir. Afinal eles podem ser úteis para promover alguma melhoria na sua empresa. Analise as críticas, pois se elas estiverem bem embasadas e construídas, mesmo que colocadas da forma errada, podem servir de aviso para você, pois algo não vai bem com a sua marca.
A internet deu voz a todos, ela não é a culpada por essas pessoas estarem ali, elas já existiam, só encontram um canal para se manifestar. Vai de você saber lidar da melhor forma possível com esse tipo de situação e sempre avaliar todos os prós e contras.
Leia também: O que é a internet das coisas?